Estreia do Bake Off Brasil eleva a audiência do SBT nos sábados à noite

Leo Filho
Leo Filho

No último sábado (06/08/2022), o SBT estreou a 8ª temporada do Bake Off Brasil, a única competição culinária no ar na TV aberta brasileira voltada exclusivamente à confeitaria. O reality show reúne 18 confeiteiros amadores – 9 mulheres e 9 homens – em uma disputa onde o(a) ganhador(a) recebe o título de melhor confeiteiro(a) amador(a) do Brasil, uma viagem com Alê Costa, o presidente da Cacau Show, para a Bélgica e 25 mil reais em compras no site da Philco.

Com apresentação de Nadja Haddad, que comanda a competição desde a 4ª temporada, os dados de audiência colocaram o SBT na vice-liderança isolada de audiência na Grande São Paulo, principal praça do país e a que tem maior peso para o mercado publicitário. Com audiência média de 5,1 pontos, o SBT superou a terceira colocada em mais de 2 pontos. Durante o período que o Bake Off Brasil esteve no ar, a Record exibiu o reality show A Ilha e a sessão de cinema Tela Máxima, que marcaram 3,0 e 3,1 pontos, respectivamente, durante o confronto direto.

Continua depois da publicidade

Mas, apesar do Bake Off Brasil ter melhorado os índices noturnos do SBT em relação ao sábado anterior, quando foi exibido o último episódio de Cozinhe Se Puder, elevando a audiência de 3,6 para 5,1 pontos, a competição de confeitaria que tem Beca Milano e Giuseppe Gerundino como jurados, marcou a pior audiência de uma estreia para todas as suas temporadas.

Sob o comando de Ticiana Villas Boas, o Bake Off Brasil estreiou em 2015 com 6,9 pontos. No ano seguinte, ainda sob o comando da jornalista revelada pela Band e esposa de Joesley Batista, o primeiro episódio do programa marcou 8,5 pontos. Em 2017 Carol Fiorentino assumiu a apresentação e a audiência de estreia caiu para 7,6 pontos. A simpaticíssima jornalista Nadja Haddad comanda o reality desde a 4ª temporada (2018), quando a audiência de estreia explodiu para 10,9 pontos. Porém, esse índice vem caindo ano após ano. Na 5ª temporada (2019) foram 9,7 pontos, 6,6 pontos na 6ª temporada (2020), 5,8 pontos na 7ª temporada (2021) e 5,1 pontos agora!

Continua depois da publicidade

A expectativa na emissora, contudo, é que os índices da atração melhorem nas próximas semanas. Os competidores parecem terem sido muito bem selecionados e este é um elemento importante em todos os reality shows. Percebe-se, também, forte presença dos participantes nas redes sociais, um indicativo de que se pretende dar maior visibilidade ao programa, o que pode se converter em uma elevação dos índices de audiência.

Compartilhe essa notícia