A assessoria de imprensa do Hospital Samaritano confirmou na manhã de hoje (20/08/2022) o falecimento da atriz e humorista Claudia Jimenez. De acordo com informações da TV Globo, a causa da morte foi insuficiência cardíaca.
Em 1986, Cláudia descobriu um tumor no tórax, próximo ao coração. A atriz se tratou e curou-se da doença. Porém, as sessões de radioterapia a que se submeteu afetaram o seu coração e ela teve que manter acompanhamento médico nos anos seguintes, passando por uma cirurgia para colocação de pontes de safena em 1999, troca de válvula aórtica em 2012 e implante de marcapasso cardíaco em 2014.
Carreira
Nascida em 18 de novembro de 1958 no Rio de Janeiro, Claudia estudou e especializou-se para ser professora da educação infantil (maternal e jardim-de-infância), mas acabou migrando para as artes quando, em 1978, estreou no teatro na peça “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque de Holanda.
A visibilidade dada pela peça o levou para a TV Globo, onde integrou o elenco do programa “Viva o Gordo”, de Jô Soares, durante 4 anos. Claudia também fez participações em “Os Trapalhões” e “Chico Anysio Show”. Seus personagens mais conhecidos do grande público são Dona Cacilda da “Escolinha do Professor Raimundo” e a doméstica Edileuza do humorístico “Sai de Baixo”.
A última participação de Claudia Jimenez em novelas da Globo ocorreu em 2016 na novela “Haja Coração” – reapresentada em 2020 -, onde ela interpretou a personagem Lucrécia Abdala Varella.
Famosos lamentam
Após a divulgação do falecimento de Cláudia Jimenez, vários amigos e ex-colegas da artista foram às redes sociais lamentar sua morte:
Miguel Falabella, amigo pessoal e colega no humorístico “Sai de Baixo”:
Tatá Werneck, amiga e colega na novela “Haja Coração”:
Fátima Bernardes, colega de emissora:
Luiz Fernando Guimarães, amigo e colega em vários trabalhos: