Esta noite o SBT leva ao ar o terceiro episódio da 8ª temporada do “Bake Off Brasil”. Dezesseis competidores ainda estão na disputa pelo título de Melhor Confeiteiro Amador do Brasil, uma viagem para a Bélgica com Alê Costa (Presidente da Cacau Show) e 25 mil reais em compras no site da Philco, patrocinadora do programa. Dentre as provas do programa desta noite, os competidores deverão fazer uma releitura da tradicional torta de limão.
O episódio do único reality de confeitaria da TV aberta do Brasil começa às 22h30, logo após o “Esquadrão da Moda” e as cenas da chamada prometem algumas confusões entre os competidores e com o uso de alguns equipamentos.
Prova criativa
No último episódio (2º episódio – 13/08/2022), a prova criativa teve o tempo como inspiração. Os competidores deveriam fazer um bolo com pelo menos dois recheios, no mínimo dois andares e 20 cm de altura. Um dos andares poderia ser cenográfico e foi obrigatório apresentar pelo menos uma modelagem 3D. O tempo de prova foi de 3 horas, mas Fabiano teve 13 minutos a mais por ter sido o campeão da semana anterior.
Prova técnica
Já na prova técnica, Beca Milano apresentou um bolo inspirado no bolo de rolo de Pernambuco. Os competidores tiveram apenas 3 horas e meia para completar a prova. A receita indicava que a preparação deveria começar pela massa de pão de ló, seguido pela preparação dos recheios: goiabada cascão, creme de coquinho, coquinho crocante, goiabada e sablée. Na etapa seguinte deveria ser preparada a massa do bolo de rolo com uma camada de goiabada. Enrolado e cortado, deveria se retirar 4 fatias, assar como se fossem biscoitos e reservar o restante para decorar a parte externa. A montagem deveria ter 8 camadas de massa, 4 de goiabada e 3 de creme de coquinho. Para finalizar, o bolo deveria ser coberto pelas fatias já cortadas do bolo de rolo e decorado o topo com a sablée, os cubos de goiabada, os coquinhos crocantes e os 4 biscoitos assados.
Resultado
No geral, o resultado não foi dos melhores, mas três candidatos conseguiram entregar bom bolos na prova técnica: Maria Laura (3ª colocada); João Pedro (2º colocado) e Fabiano (1ºcolocado).
Pela produção nas duas provas, Fabiano ganhou o avental azul pela segunda semana consecutiva, enquanto Ethelândia, Rogéria e Thayná foram consideradas as piores competidoras do dia.
Os jurados consideraram que a prova técnica de nenhuma das três piores competidoras foi boa. A decisão, então, foi tomada em razão da prova criativa. A primeira a ser salva foi a Ethelandia pois o sabor de seu bolo estava bom e ela entregou a modelagem 3D.
Entre Thayná e Rogéria, os jurados consideraram que a analista digital, Thayná, de 26 anos, não cumpriu duas das regras da prova criativa: a modelagem 3D e a ideia de tempo, sendo ela a eliminada do dia.
Vencedores do avental azul e eliminados até aqui:
1º episódio: Fabiano (avental azul); Lola (eliminada);
2º episódio: Fabiano (avental azul); Thayná (eliminada).