Um episódio de xenofobia contra um brasileiro aconteceu semana passada no metrô de Nova York, mas só agora foi divulgado. A vítima foi Renzo Gracie, lutador de jiu-jítsu que vive e divulga o esporte nos Estados Unidos juntamente com a família há alguns anos.
O ataque aconteceu após Renzo ter conversado em português com um amigo. Os dois voltavam da academia quando foram abordados por um homem na estação do metrô. O desconhecido gritou que eles deveriam falar em inglês e, em seguida, acusou o lutador de estar falando mal dele em português, língua que ele não compreende.
O perfil @choke_lab no Instagram divulgou o vídeo abaixo, no qual é possível ver o brasileiro em luta corporal com o homem. Uma mulher tenta apartar a briga, mas é afastada por um terceiro. Segundo o @choke_lab, Renzo imobilizou o homem e fez com que ele pedisse desculpa pelo ataque preconceituoso.
Renzo e o homem, que veste uma camisa branca, teriam conversado após o pedido de desculpas. O lutador teria dito que ele era um cara legal e que não há motivo para ser preconceituoso.
No Instagram, o brasileiro disse que não houve briga, mas que ele teria educado o desconhecido. Renzo não repostou o vídeo, mas Rener Gracie, outro lutador da família o fez e adicionou o seguinte comentário:
Se alguém tiver contato com o agressor, avise-o que não estamos à procura dele porque o Renzo já lhe deu a lição mais importante que alguma vez terá.
Rener Gracie
Mais sobre Renzo Gracie
Renzo Gracie é mestre em Jiu-Jitsu e pertence à uma família reconhecida por divulgar esta modalidade de luta. Em 2019 foi escolhido como embaixador do turismo brasileiro ao lado de outras personalidades, como o ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho.