A ministra Nancy Andrighi do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a suspensão da Ação de Reconhecimento de União Estável movida por Rose Miriam, mãe dos filhos de Gugu Liberato. A magistrada atendeu ao pedido de Thiago Salvático, que também luta na Justiça para demonstrar que tinha uma união estável com o apresentador falecido em 2019.
A decisão pela paralisação do processo de autoria de Rose Miriam, contudo, é apenas temporário. Na decisão, a ministra entendeu que o processo movido pela médica está em um estágio bastante avançado, próximo da decisão final. A ação de Thiago Salvático, por outro lado, está apenas no início.
A diferença entre as fases entre um e outro processo pode prejudicar Salvático caso Rose consiga comprovar a união estável e, posteriormente, ele consiga fazer o mesmo. Haveriam duas uniões estável, o que não é aceito pelo Judiciário Brasileiro. As duas ações, então, devem caminhar em estágios semelhantes para que apenas uma delas seja julgada procedente.
“O descompasso processual entre as duas ações é incontroverso e nitidamente prejudicial não apenas ao requerente [Thiago Salvático], mas ao próprio descobrimento da verdade a respeito das supostas relações havidas entre as partes e a pessoa [Augusto Liberato] com quem dizem ter mantido união estável em período concomitante, com repercussões familiares e sucessórias que devem ser adequadamente investigadas”, esclareceu a ministra em parte de sua decisão.
Advogados de Rose Miriam vão recorrer
Em nota, os advogados da médica afirmaram que irão recorrer desta decisão. Para eles, a decisão da ministra Nancy Andrighi é estranha e causou perplexidade. Eles ressaltaram ainda que Thiago Salvático teve a Ação de Reconhecimento de União Estável extinta no juízo de primeiro grau uma vez que – ainda segundo os advogados de Rose – não ter conseguido apresentar provas básicas que comprovassem suas alegações de que mantinha um relacionamento estável e duradouro com Gugu.
Segundo os procuradores de Rose Miriam, Thiago Salvático quer tumultuar o processo:
“[…] o Sr. Salvático vem buscando formas de tumultuar e adiar o processo de Rose Miriam. Como vem sendo noticiado pela imprensa, esse senhor apareceu no meio do processo, mais de um ano após a morte de Gugu, vindo a existir publicamente há pouco tempo. Nem de longe a relação narrada por ele configura uma união estável, no máximo seria um relacionamento clandestino”.