Você já imaginou como seria se dois grandes nomes da música nordestina pudessem se encontrar e cantar juntos? Pois foi isso que aconteceu no festival iFood Arraial Estrelado, realizado no Jockey Club de São Paulo, na tarde do último domingo (09/07).
Com a ajuda da inteligência artificial, o cantor João Gomes, fenômeno do piseiro, realizou o sonho de dividir o palco com Luiz Gonzaga, o eterno Rei do Baião, que nos deixou há mais de 30 anos.
A voz e as imagens de Gonzagão foram recriadas 100% por algoritmos, que analisaram quase cem músicas e 60 fotos do artista para reproduzir seus traços e sua sonoridade.
O resultado foi um dueto emocionante entre os dois cantores na música “Eu Tenho a Senha”, que faz parte do repertório de João Gomes.
A canção ganhou uma nova versão com a participação especial de Luiz Gonzaga, que teve suas palavras reordenadas pela inteligência artificial para se encaixarem na letra original.
O show começou com uma projeção de João Gomes criança, em Serrita, sua cidade natal em Pernambuco. Em seguida, ele e a versão digital de Luiz Gonzaga surgiram no palco, unindo o piseiro e o baião em uma homenagem à cultura nordestina.
O show foi uma iniciativa do iFood, que levou 40 dias para desenvolver a participação de Luiz Gonzaga e surpreendeu pela fidelidade da voz. Gonzagão parecia estar ali ao vivo com João Gomes, avaliaram muitos dos presentes.
Veja um trecho do show:
Mais do que uma atração musical – distante da discussão sobre a ética das manipulações por IA – o encontro entre os dois artistas foi uma forma de celebrar a diversidade e a riqueza da música brasileira, que atravessa gerações e estilos.