Elza Soares não parou de trabalhar até o seu falecimento, aos 91 anos de idade, em 20 de janeiro de 2022.
Em “No Tempo da Intolerância”, álbum lançado após sua morte, mas gravado poucos meses antes, Elza mostrou que além de uma grande intérprete também era uma compositora brilhante.
As letras foram recuperadas de um caderno de memórias secreto, onde ela manifestava suas ideias de forte teor social, como em “Pra Ver Se Melhora”, um hino contra a miséria, fome e inflação. O álbum transita por vários ritmos como samba, música negra, bolero e salsa.
Outra boa surpresa do álbum é que ele traz a última composição de Rita Lee – em parceria com Roberto de Carvalho: a música “Rainha Africana”, feita especialmente para Elza Soares.
A própria Rita Lee contou a origem da canção no livro auto-bibliográfico “Outra autobiografia”:
Pouco antes de eu ser diagnosticada com câncer, ela [Elza Soares] me pediu uma música para gravar. A letra baixou em dez minutos. Pensei em sua figura majestosa e nasceu Rainha africana. Rob fez a música, fomos ao estúdio na garagem, gravamos uma demo e mandamos para ela. Tudo no mesmo dia. Lembro que tive que me esforçar mais para cantar; coisas do tumor que já estava ali. Elza, assim que ouviu, já mandou um áudio. ‘Ô Rita, que prazer imenso ouvir você cantando essa música pra mim. Muito obrigada. Te adoro, criatura.
Rita Lee
Rita Lee faleceu em 8 de maio de 2023.