Beatles lançarão música inédita graças ao uso de inteligência artificial

Leo Filho
Leo Filho

Ringo Starr e Paul McCartney causaram nas redes sociais com o anúncio de que uma nova música dos Beatles será lançada. Eles disseram que pretendem lançar a faixa no final do ano e que ela terá vocais de John Lennon e George Harrison, integrantes dos Beatles já falecidos.

A história de que a música usaria inteligência artificial para recriar as vozes dos membros falecidos levantou questões sobre a qualidade e os direitos de Starr e McCartney em produzir tal canção. Porém, Ringo garantiu que os Beatles “jamais” forjariam os vocais dos membros para uma faixa. Ao invés disso, a inteligência artificial será utilizada para melhorar a qualidade de trechos gravados anteriormente.

Continua depois da publicidade

Os cantores esclareceram que conseguiram isolar a voz de John usando inteligência artificial para mixar a faixa, como se faz normalmente em qualquer produção onde o artista está vivo. Essa montagem vocal foi feita com a ajuda de Peter Jackson, usando a mesma tecnologia de mixagem baseada em IA que foi crucial para o documentário dos Beatles, “Get Back”, disse McCartney

Ringo descreveu a experiência como algo incrível. O artista também ressaltou que será a última faixa que se ouvirá com os quatro cantando juntos. O baterista não revelou o nome da música, mas a presença de Harrison quase certamente indica que a faixa é “Now and Then”.

Continua depois da publicidade

A demo em questão faz parte de uma fita cassete que Lennon gravou antes de sua morte em 1980. Nos anos 90, Yoko Ono entregou a fita para McCartney. Durante a mesma sessão em que foi gravada, a banda também trabalhou nas músicas “Free As A Bird” e “Real Love”, que foram incluídas como na compilação “The Beatles Anthology”.

Compartilhe essa notícia