O apresentador do A Praça é Nossa, do SBT, Carlos Alberto de Nóbrega, causou polêmica ao participar do Roda Viva, na TV Cultura, na última segunda-feira (4/7).
Ele disse que não achava certo que o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, não tivesse um diploma de nível superior. Depois da repercussão negativa de sua declaração, ele admitiu que foi infeliz em suas palavras.
No Roda Viva, Carlos Alberto foi questionado pela jornalista Vera Magalhães sobre sua opinião sobre Lula. Ele respondeu que não concordava com o fato de que uma pessoa sem diploma pudesse governar o país. Vera Magalhães lembrou que o voto é livre e que as pessoas podem escolher quem quiserem. “Mas o voto é livre, a pessoa pode votar em quem quiser”, justificou a âncora. “Por isso é que o país está desse jeito”, rebateu Carlos Alberto no programa. “Temos dúvida quanto a isso”, disse Vera Magalhães, mudando de assunto logo depois.
Em entrevista ao UOL, Carlos Alberto de Nóbrega tentou se explicar e disse que respeitava a trajetória de Lula, mas que achava que ele deveria ter um alicerce educacional. “O que eu quis dizer é que eu acho que é a primeira vez na história da civilização que uma pessoa tem um trajeto tão vitorioso como Lula teve, sem ter um alicerce. Isso é a minha opinião. Ele não teve o diploma, mas ele teve a vivência, ele é um homem que viveu, veio do zero”, afirmou.
A declaração do apresentador do SBT gerou críticas nas redes sociais e comparações com Silvio Santos, o dono da emissora em que ele trabalha há 36 anos. Silvio Santos também não tem diploma universitário.
“Mas sabe aquele negócio que quanto mais mexe, mais vai feder? Preferi parar e mudar de assunto” disse Carlos Alberto sobre a polêmica.
Lula recebeu a alta cúpula do SBT
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu diretores do SBT na última quarta-feira (05/07/2023) no Palácio do Planalto. Entre os presentes estavam Patrícia Abravanel e Daniela Beyruti, filhas de Silvio Santos. Daniela assumiu a direção da emissora recentemente.
Além delas, participaram do encontro Roberto Franco, vice-presidente institucional do SBT; Alessandra Gama, diretora-geral do SBT em Brasília e Luciana Valério, diretora nacional.
O empresário e apresentador Silvio Santos não compareceu pessoalmente, mas ligou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a reunião.