Você já imaginou como seria ouvir o Chorão cantando as músicas que fazem sucesso hoje em dia? Pois é, alguns fãs do vocalista do Charlie Brown Jr resolveram usar a tecnologia para criar vídeos em que ele aparece ‘interpretando’ hits como ‘O Sol’, de Vitor Kley, ‘Piloto Automático’, da Supercombo, e ‘A Morte do Autotune’, de Matuê. Os vídeos viralizaram nas redes sociais e dividiram opiniões.
Veja um desses vídeos:
Para fazer as versões, os criadores usaram um programa de inteligência artificial que consegue reproduzir a voz de qualquer pessoa a partir de um banco de dados com gravações. O resultado é impressionante, mas também levanta questões éticas e morais sobre o uso da imagem e da voz de alguém que já morreu.
O g1 conversou com o guitarrista Marco Britto, o Marcão, que tocou com o Chorão no Charlie Brown Jr e que hoje segue na banda Bula. Ele disse que achou a experiência interessante como entretenimento, mas que não sabe se o amigo aprovaria a ‘imitação’ da voz dele. “Ele não curtia muito essas coisas ou pessoas que o imitavam. Gostava de originalidade”, afirmou.
Para Marcão, algumas canções ficaram mais parecidas com o estilo do vocalista do que outras, mas que nenhuma delas conseguiu captar a essência do seu trabalho. “O desenho da melodia dela tem características muito diferentes da forma que o Chorão compunha e cantava, portanto, não achei o resultado tão realista”, comentou sobre a versão de “O Sol”.
Chorão morreu há 10 anos, em 6 de março de 2013, após sofrer uma overdose em São Paulo. Ele deixou um legado de músicas que marcaram uma geração e que continuam sendo ouvidas e homenageadas até hoje. Mas será que ele gostaria de ser ‘ressuscitado’ pela inteligência artificial? Essa é uma pergunta que talvez nunca tenha resposta.