Globo tenta de tudo, mas audiência de ‘Terra e Paixão’ ainda perde para a de ‘Pantanal’

Leo Filho
Leo Filho

A novela das nove da Globo, ‘Terra e Paixão’, teve uma semana de fortes emoções com a morte de Daniel (Johnny Massaro). O desfecho trágico do personagem impulsionou a audiência da trama de Walcyr Carrasco, que alcançou sua melhor média até agora: 27 pontos tanto na Grande São Paulo quanto no PNT – Painel Nacional de TV, que mede as 15 regiões metropolitanas mais importantes do país.

A participação da Globo no horário também foi alta: 44% dos televisores ligados em São Paulo e 45% no PNT sintonizaram a história ambientada no interior do Mato Grosso. O resultado é animador se comparado ao da antecessora, “Travessia”, que terminou com média de 24,1 pontos.

Continua depois da publicidade

No entanto, “Terra e Paixão” ainda está longe de repetir o sucesso de “Pantanal”, a última novela a se destacar na faixa das 21 horas nesta década. A saga de José Leôncio (Marcos Palmeira) e sua família na região pantaneira fechou com média de 30 pontos no PNT, sendo acompanhada por mais de 21 milhões de pessoas.

A Globo espera que “Terra e Paixão” consiga pelo menos chegar nesse patamar, mas sabe que é difícil superar a concorrência das plataformas de streaming e das redes sociais, que disputam a atenção do público.

Continua depois da publicidade

Os tempos em que uma novela das nove podia alcançar mais de 40 pontos de audiência ficaram para trás. A última a conseguir esse feito foi “Avenida Brasil”, de João Emanuel Carneiro, em 2012, com 41,5 pontos no PNT.

A campeã do século é “Senhora do Destino”, de Aguinaldo Silva, exibida em 2004/2005, com 51,2 pontos de média e 76,7% de share.

Continua depois da publicidade
Compartilhe essa notícia