O Google acaba de uma seção “Segurança de dados” na Play Store. O recurso tem como objetivo mostrar às pessoas diretrizes de segurança e privacidade antes de baixarem um aplicativo, como os dados são coletados, protegidos e usados.
“Ouvimos de usuários e desenvolvedores de aplicativos que exibir os dados que um aplicativo coleta, sem contexto adicional, não é suficiente”, disse o Google em seu site. “É por isso que projetamos a seção de segurança de dados para permitir que os desenvolvedores marquem claramente quais dados estão sendo coletados e para qual finalidade estão sendo usados.”
A seção mostra:
- Se o desenvolvedor está coletando dados e para qual finalidade.
- Se o desenvolvedor está compartilhando dados com terceiros.
- As práticas de segurança do aplicativo, como criptografia de dados em trânsito e se os usuários podem pedir que os dados sejam excluídos.
- Se um aplicativo qualificado se comprometeu a seguir a política de famílias do Google Play, projetada para proteger melhor as crianças na Play Store.
- Se o desenvolvedor validou suas práticas de segurança em relação a um padrão de segurança global (mais especificamente, a Avaliação de Segurança de Aplicativo Móvel).
O Google anunciou que a seção de segurança de dados abrange desenvolvedores de aplicativos próprios e de terceiros. Recurso semelhante também é adotado pela Apple para aplicativos.