O ex-baterista do Legião Urbana, Marcelo Bonfá, encontrou um verdadeiro tesouro em sua casa: um manuscrito de Renato Russo, o vocalista da banda que morreu em 1996 e vendeu mais de 10 milhões de discos. O texto, escrito em um papel de embalar pão, fala sobre a primeira apresentação do grupo, em Patos de Minas, em setembro de 1982. Bonfá publicou uma foto do manuscrito em seu Twitter e emocionou os fãs do roqueiro brasileiro.
A origem da banda e as inspirações das canções
No texto, Renato Russo conta como o Legião Urbana surgiu, a partir da união de três músicos que tocavam em outras bandas: ele próprio, no baixo e vocal, Marcelo Bonfá, na bateria, e Eduardo Paraná, na guitarra. Ele também revela as influências das letras das canções, que retratavam aspectos simples do dia a dia, como escolas, festas e cotidiano. “Achamos que o importante é falar de coisas que acontecem com a gente: como vemos o mundo, como o mundo nos vê“, escreveu o vocalista.
O manuscrito foi feito às vésperas da segunda apresentação da banda, que seria em Brasília, sua cidade natal. A primeira havia sido no festival “Rock no Parque”, realizado em Patos de Minas. Renato Russo registrou esse momento histórico com as seguintes palavras: “Agora chega a vez de Brasília: esta é a nossa primeira apresentação aqui“.
A detenção após o show em Patos de Minas
O que Renato Russo não mencionou no manuscrito foi o episódio que marcou o primeiro show da banda, em 1982. Na ocasião, ele cantou uma música que defendia o voto em branco nas eleições que aconteceriam em novembro daquele ano, ainda sob o regime militar. O presidente era João Baptista Figueiredo, o último da ditadura, e houve eleições gerais para os governos estaduais, assembleias legislativas e Congresso Nacional.
Por causa dessa manifestação política, os integrantes do Legião Urbana foram detidos pela polícia e só foram liberados sob a condição de deixarem a cidade imediatamente. Esse fato mostrou a coragem e a rebeldia da banda, que se tornaria uma das mais importantes e influentes do rock nacional.