Oppenheimer traz para o cinema os dilemas do inventor da mais perigosa arma da humanidade

Leo Filho
Leo Filho

Christopher Nolan há muito é fascinado por avanços científicos alucinantes. Esse vínculo do diretor como tema é percebido por filmes como Tenet, Interestelar, A Origem e O Grande Truque.

Mas Oppenheimer marca a primeira vez que o diretor canaliza esse fascínio para uma cinebiografia de uma pessoa real. A pessoa é J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), o físico teórico que ajudou a desenvolver as primeiras armas nucleares. Emily Blunt co-estrela como sua esposa, e o elenco de apoio ainda inclui Robert Downey Jr, Matt Damon e Florence Pugh.

Continua depois da publicidade

É apenas uma ideia incrível“, disse Nolan a Maria Shresinsky, da Wired. “Pessoas fazendo esses cálculos, e olhando para a relação entre a teoria e o mundo real, e decidindo que há uma possibilidade muito pequena de que vão destruir o mundo inteiro. Quer dizer, é literalmente o momento mais dramático da história“, disse.

O roteiro do filme foi baseado no livro Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer, escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin. No longa, veremos como J. Robert Oppenheimer liderou o desenvolvimento das primeiras bombas atômicas durante a Segunda Guerra Mundial, no chamado Projeto Manhattan.

Continua depois da publicidade

Matt Damon dará vida ao General Leslie Groves, o chefe militar do Projeto Manhattan e Robert Downey Jr. será Lewis Strauss, um político e empresário que se opôs a Oppenheimer.

O filme é descrito como “um thriller épico que empurra o público para o paradoxo pulsante do homem enigmático que deve arriscar destruir o mundo para salvá-lo“. Dilemas morais e éticos de Oppenheimer e as consequências de seu trabalho na história da humanidade também são explorados.

Continua depois da publicidade

O filme tem previsão de estreia para o dia 21 de julho de 2023 nos cinemas de todo o Brasil.

Confira o trailer:

Continua depois da publicidade
Compartilhe essa notícia