O presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu indiretamente as críticas de Carlos Alberto de Nóbrega sobre sua formação acadêmica. Em uma entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na última segunda-feira (03/07/2023), o humorista manifestou sua incompreensão sobre o Presidente da República não possuir diploma universitário, atribuindo isso ao atraso do país
No Twitter, sem citar diretamente o comediante do SBT, Lula comparou a trajetória educacional do Brasil com a da Argentina. Antes,ele relembrou o compromisso de seus dois primeiros mandatos com a área, criando o maior número de Universidades pelo Governo Federal. O presidente ressaltou que em 1918 a Argentina já havia realizado sua primeira reforma universitária, enquanto o Brasil ainda não tinha nem mesmo sua primeira universidade.
Quando xingarem que o Brasil é um país atrasado, saibam que alguém quis que o país fosse assim. Quando eu e o Zé Alencar [vice presidente de Lula nos dois primeiros mandatos] tomamos posse, nós não tínhamos diploma, mas tínhamos a consciência de que nenhum país se desenvolve sem antes investir na educação.”
Luiz Inacio Lula da Silva
O que Carlos Alberto falou
No Roda Viva, Nóbrega afirmou que se o presidente fosse em seu podcast ele questionaria como um presidente da República, ao receber o diploma do cargo, se emociona e diz que é o primeiro diploma de sua vida. Para o humorista, que é formado em direito, mas nunca exerceu a profissão, um homem que não tem diploma não poderia ser presidente da República.
Leão Lobo criticou a fala de Carlos Alberto
No canal Splash do UOL, Leão Lobo reprovou a referência do humorista do SBT ao fato de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não ter diploma universitário. Para Leão, Lula não tem diploma no papel, mas é alguém de uma cultura, de uma importância no mundo, que enaltece o nome do Brasil. Então, um diploma universitário ou de nível médio se torna irrelevante para um homem que conquistou o mundo.
Muitas pessoas desempenham seu trabalho com excelência mesmo não tendo formação acadêmica naquela área. Leão citou o próprio exemplo de Carlos Alberto, que tem formação profissional bem diferente da área em que, de fato, trabalha. Carlos Alberto se formou em direito, mas nunca usou o diploma. Ele sempre quis ser redator de humor. O diploma não serviu de nada para ele! Então, é até incoerente falar isso, finalizou Leão.