Uma série de cortes atingiu a RecordTV nesta segunda-feira (17/07), afetando profissionais de diversas áreas e regiões do país, informou em primeira mão o F5 e o Notícias da TV, com confirmação posterior do Assim eu Soube com uma fonte – funcionário da emissora em Belo Horizonte/MG.
Os cortes fazem parte de um plano de reestruturação da RecordTV, que registrou um prejuízo de R$ 500 milhões em 2022. Entre os demitidos, estão nomes conhecidos do público, como a apresentadora Patrícia Costa, que trabalhava na Record há 16 anos, e o jornalista Georgios Theodorakopoulos, o Grego, que cobria esportes desde 1992.
Patrícia Costa foi surpreendida com a notícia logo após apresentar o Jornal da Record 24h da manhã, por volta das 7h. Ela era uma das mais antigas funcionárias da casa e tinha passagens por diversos programas, como Domingo Espetacular e Fala Brasil. Luiz Canário, diretor de apoio operacional do Jornalismo da Record, também foi dispensado.
Grego cobriu grandes eventos, como Copas do Mundo e Olimpíadas. Ele foi informado de sua saída no início da tarde. Segundo fontes internas, mais cortes devem acontecer ao longo do dia, atingindo principalmente profissionais com altos salários e pouco retorno financeiro.
Os cortes na RecordTV chegam após a Globo e a TV Gazeta adotarem medidas semelhantes. A Globo reduziu o seu elenco fixo na dramaturgia e passou a adotar o contato por o obra, onde o ator só fica vinculado ao canal enquanto estiver gravando algum produto. Na Gazeta, nomes como Regina Volpato e Leão Lobo foram desligados após se recusarem a terem seus salários diminuídos. A próxima emissora a fazer cortes deve ser a RedeTV!.