O Programa Alimentar Mundial (PAM) está testando veículos robóticos movidos a IA que podem levar alimentos a áreas de conflito e desastre, onde é arriscado enviar trabalhadores humanos.
A agência da ONU espera começar a usar os caminhões sem motoristas em breve. Os caminhões são capazes de transportar até duas toneladas de comida e atravessar terrenos difíceis, incluindo água.
Eles foram inspirados pela situação em Aleppo, na Síria, onde era difícil entregar ajuda aos sitiados durante a guerra. O PMA já usa cerca de 50 desses veículos no Sudão do Sul, mas com motoristas.
Quando a IA for definitivamente implantada, ela permitirá que os veículos sejam controlados remotamente por meio de dados de satélite e sensores, disse Bernhard Kowatsch, chefe do departamento de inovação do PMA.
A ideia é usar a IA para ajudar a alcançar os objetivos da ONU, como acabar com a fome no mundo. O primeiro destino dos robôs de IA deve ser o Sudão do Sul, onde as enchentes dificultam o transporte e quase 8 milhões de pessoas sofrem com a fome, disse Kowatsch.