Ao acordar e encontrar a cama de Petra (Debora Ozório) desocupada, Luigi (Rainer Cadete), em “Terra e Paixão”, sente uma preocupação que o faz abandonar momentaneamente seu sotaque italiano. Ele chama por Petra e por Angelina (Inez Viana), mas sem a marcação linguística característica. Mesmo diante desse deslize, Angelina, a empregada doméstica, não descobre o fingimento de Luigi.
Desespero e gafe
O incidente ocorre no episódio da novela das nove da Globo que será exibido no sábado (05/08). Essa sequência é uma revelação para o público: Luigi não é italiano, apesar de continuar a manter o disfarce para os outros personagens da trama.
Entrando no quarto de Petra, Luigi a chama: “Petra! Buongiorno, Petra mia!”. Ao constatar que a cama está arrumada e Petra não está lá, o pânico o domina e, pela primeira vez, ele fala sem sotaque. “Ué, onde tá a Petra? Angelina! Angelina!“, ele grita, sem perceber que abandonou seu disfarce italiano.
Ao encontrar Angelina, ele percebe seu erro e retoma seu personagem. “Petra non está no quarto. Sumiu!“, informa. “Bom dia pra você também, Luigi. A Petra acordou muito bem disposta e saiu cedinho. Ela disse que ia trabalhar“, responde Angelina, sem perceber a mudança na fala de Luigi.
Busca e descoberta
A informação sobre Petra causa surpresa em Luigi. “Lavorare? Ma na administração da fazenda ela non estava piu cedo!“. Com isso, Luigi sai em disparada pela fazenda à procura de Petra, que encontra em meio à plantação. Surpreso, recebe uma explicação dela: “Eu decidi mudar de verdade. Se é para fazer o trabalho bem feito, eu venho aqui examinar o solo“. Ela parece estar bem e lúcida. “Va bene, me deixa feliz vendo você tão ativa…“, Luigi responde, concordando com a decisão de Petra.