Em ‘Terra e Paixão’, Petra (Debora Ozório) encontra em Hélio (Rafael Vitti), um funcionário recentemente contratado na cooperativa, alguém com quem pode compartilhar seus segredos mais profundos. Petra, apesar de ser casada com Luigi (Rainer Cadete), sente-se mais à vontade para se abrir com Hélio, com quem começará a estreitar laços. Um beijo vai acabar acontecendo entre eles, mas o constrangimento de Petra é evidente. Ela reage empurrando Hélio e posteriormente pede desculpas, revelando a razão por trás de sua aversão ao toque e ao sexo.
A história dolorosa de Petra
Petra convida Hélio para uma conversa privada, onde revela a dolorosa experiência de ter sido abusada sexualmente na infância. Este trauma é uma lembrança persistente, levando-a a se auto medicar com remédios controlados para evitar reviver o passado a todo momento. É a razão por trás de sua aversão a beijos, toques e, principalmente, por não conseguir conceber a ideia de ter intimidade física com alguém.
Hélio, surpreendido pela revelação, fica sem reação. Ele acredita que Petra, como uma mulher casada, não deveria se justificar por ter rejeitado o beijo. Ainda mais, já que Luigi, seu marido, está tendo um caso com Anely (Tatá Werneck). De qualquer maneira, Hélio ouve atentamente a desculpa e a justificativa de Petra para ter rejeitado seu beijo.
Conversa e revelação
Alguns dias após o incidente do beijo, Petra procura Hélio novamente. Ela diz: “Hélio, me desculpa por ter me afastado depois do nosso beijo“. Ele a interrompe: “Não precisa pedir desculpas, nem se explicar…“. No entanto, Petra continua:
“Eu quero falar. Eu acho que, pela primeira vez, eu consigo falar disso. No passado aconteceu uma coisa muito ruim comigo. Acho que por isso eu tomava tantos remédios. Eu não gosto de ser tocada por homens nem consigo fazer sexo quando estou lúcida. Mas eu entendi que posso falar disso agora. Eu fui abusada por um homem quando eu era criança”.
Emocionada ao compartilhar sua história, Petra é acolhida por Hélio, que mostra-se compreensivo ao ouvir o relato da herdeira de Antônio La Selva (Tony Ramos).