Na madrugada desta quarta-feira (18/10), após a formação da quarta roça de “A Fazenda 15”, ocorreu uma discussão entre a ex-BBB Jaquelline Grohalski e a influenciadora digital Nadja Pessoa.
Durante o desentendimento, Jaquelline usou a expressão “Exu Mirim”, uma referência a uma entidade das tradições da umbanda e candomblé, em tom pejorativo contra Nadja.
Repercussão nas redes sociais
A situação não foi bem recebida pelo público do programa. Nas redes sociais, particularmente no X (antigo Twitter), o termo “intolerância religiosa é crime” esteve entre os tópicos mais debatidos. Muitos fãs acusaram Jaquelline de praticar intolerância religiosa contra a influenciadora digital.
“Há pouco, Jaquelline proferiu a palavra ‘Exu Mirim’ como modo de ofender a Nadja. Internamente, ‘Exu Mirim’ é uma referência a uma entidade religiosa das tradições da umbanda e candomblé. Utilizá-lo de forma pejorativa não apenas desrespeita essas crenças, mas também é um desserviço às religiões de matrizes africanas”, afirmou a equipe da ex-participante do Power Couple em comunicado.
O comunicado ainda reforça: “O uso de termos religiosos como insulto prejudica não apenas as pessoas envolvidas, mas também desvaloriza e estigmatiza tradições que fazem parte da rica diversidade cultural do nosso país”.
Outros momentos da discussão
A discussão teve outros momentos de tensão. Nadja, referindo-se a Jaquelline, disse: “Queimada”. Jaquelline, por sua vez, rebateu: “E você só vive de reality, meu amor. Quando sair daqui, tenta outro. Porque você só vive disso. Coitado do seu engajamento: umas fotos bregas com conteúdos bregas!”.
Nesta semana, Nadja está entre as indicadas para a roça, enfrentando Kally Fonseca, André Gonçalves e Jenny Miranda.