Nesta quarta-feira (29/11), o apresentador José Luiz Datena compartilhou uma experiência assustadora. O apresentador do “Brasil Urgente” revelou que durante a cobertura das enchentes em São Sebastião, no litoral paulista, ocorridas em junho deste ano, ele contraiu três tipos de bactérias sérias. Essa infecção resultou em uma intervenção cirúrgica na região do períneo. “Quase que me custa a vida”, expressou Datena.
Em uma reportagem sobre a ameaça iminente de tempestades em São Paulo, o meteorologista Thomaz Garcia destacou os estragos causados pelas enchentes. Foi neste momento que Datena revelou sua luta contra a infecção:
“Tive uma inflamação na região do períneo. Uma das três cirurgias que fiz recentemente foi por causa disso”, relatou. Ele acrescentou que ainda pode precisar de um procedimento adicional de drenagem devido à gravidade do problema.
Consequências das enchentes para a saúde pública
A água contaminada das enchentes representa um risco significativo para a saúde de muitos, conforme explicou Datena. Ele brincou sobre a gravidade de sua situação, dizendo:
“Aquela água que desceu dos morros tinha muita matéria orgânica. Peguei essa infecção que quase que Jesus me chama. Mas ele resolveu me deixar aqui”.
O apresentador alertou sobre os perigos de infecções durante enchentes e enxurradas, ressaltando que podem levar à morte ou a graves doenças.
Por fim, Datena enfatizou a importância de tomar cuidados durante enchentes. Ele destacou que mesmo protegido em um bote, muitos enfrentaram problemas sérios de saúde devido às infecções.