Jéssica Sodré, uma das personagens marcantes da novela Senhora do Destino (2004), é reconhecida por seu papel na trama de grande sucesso da Globo. Atualmente, a novela é reprisada pelo canal Viva, enquanto a atriz tem se destacado em outras áreas artísticas.
Nascida em 21 de junho de 1985, em Nilópolis, Jéssica começou sua trajetória no mundo artístico na pré-adolescência, recebendo aulas de canto, teatro, circo e interpretação. Sua estreia na televisão foi em Senhora do Destino, de Aguinaldo Silva, após uma concorrida seleção com mais de 200 candidatas para interpretar Lady Daiane, uma adolescente de 15 anos que engravida de Shao Lin, papel interpretado por Leonardo Miggiorin.
No desenrolar da novela, após dar à luz, Daiane se envolve com Bruno, filho do político Reginaldo. O relacionamento culmina em uma nova gravidez, mas ela acaba perdendo o bebê e se reconcilia com Shao Lin, que passa por uma redenção. Em entrevista ao Vídeo Show, Jéssica falou sobre a importância desse período em sua vida, ressaltando: “Foi um momento mágico na minha vida.” Ela compartilhou boas lembranças de colegas de elenco e destacou a oportunidade de aprender com o “profissionalismo e o talento daquele elenco”.
A atriz também mencionou Adriana Lessa, que interpretou Rita de Cássia, mãe de Lady Daiane, ressaltando a relação próxima que desenvolveram: “Ela realmente entrou para a família. Uma mãe”. Após o fim da novela, Jéssica ingressou em Prova de Amor (2005), na Record, reinterpretando o tema da gravidez indesejada como Lúcia, uma vítima de assédio.
Jéssica participou do curta Natascha, o Anjo da Morte (2009), mas durante as filmagens, sofreu um acidente que afetou sua mobilidade. Além disso, dirigiu um seriado adolescente para uma emissora comunitária e atuou em peças teatrais. Afastada da TV, dedicou-se a lecionar teatro e a uma empresa de animação de festas. Em entrevista, ela comentou sobre seu trabalho: “Fazemos mais eventos infantis. Na maior parte do tempo, eu fico com a administração do negócio, mas, se é necessário, interpreto o Olaf (de Frozen)”.
Ela reconheceu a relevância de Senhora do Destino em sua carreira, embora tenha expressado o desconforto que a fama traz: “A fama incomoda alguém tão tímida como eu.” Apesar disso, Jéssica considera a possibilidade de retornar à televisão: “Se eu disser que não penso, estaria mentindo, mas não penso na carreira na TV como a primeira opção.”
Em sua vida pessoal, Jéssica é casada com uma mulher e conta com o apoio de sua família, apesar de algumas experiências de preconceito. Ela compartilhou uma situação em que, ao revelar ao proprietário de uma casa que viveria com sua esposa, foi surpreendida com a recusa ao telefone. Além disso, Jéssica mantém uma página no Instagram, chamada Lesbilê, onde divulga conteúdo voltado para a comunidade lésbica e bissexual.