Atriz diagnosticada com câncer terminal sofreu erro médico

Redação
Redação

A atriz Ilva Niño, nascida em Floresta, Pernambuco, no dia 15 de novembro de 1934, possui uma longa trajetória na televisão brasileira, marcada principalmente por personagens que desempenharam o papel de empregadas. Seu papel mais memorável foi como Mina, a fiel companheira de Porcina, interpretada por Regina Duarte, na novela Roque Santeiro, exibida em 1985.

Recentemente, muitos se questionam sobre o paradeiro da veterana atriz. Ilva deixou a Globo há alguns anos, após ser diagnosticada com um câncer que seria, supostamente, terminal. Porém, esse diagnóstico mostrou-se equivocado e, felizmente, ela conseguiu se recuperar.

Continua depois da publicidade

Com mais de 60 anos de carreira, a artista teve a maior parte de seu trabalho na Globo, onde participou de mais de 30 produções ao longo das décadas. Sua estreia foi em Bandeira 2, de Dias Gomes, em 1971. Na sequência, com Janete Clair, destacou-se em Pecado Capital em 1975.

Em seu trabalho posterior, atuou ao lado de Arlete Salles, Isabel Ribeiro e Ana Maria Braga na novela Sem Lenço, Sem Documento, de 1977. Ilva também fez parte de outras obras de sucesso, como Gabriela (1975), Partido Alto (1984), além de minisséries como Lampião e Maria Bonita (1982) e Quem Ama Não Mata (1982). Sua carreira alcançou grande visibilidade com o papel de Mina em Roque Santeiro, conquistando o público com seu talento e a emblemática chamada de Porcina.

Continua depois da publicidade

Nos anos seguintes, Ilva acumulou diversos personagens fixos e participações em produções como O Outro (1987), Bebê a Bordo (1988), O Sexo dos Anjos (1989), Tropicaliente (1994), História de Amor (1995) e O Rei do Gado (1996).

Um momento marcante na carreira de Ilva ocorreu em 2011, quando interpretou a cangaceira Cândida na novela Cordel Encantado, mãe do Capitão Herculano, interpretado por Domingos Montagner. A atriz, ainda, foi parte do elenco de Cheias de Charme (2012) e Saramandaia (2013).

Continua depois da publicidade

Em 2013, Ilva enfrentou um desafio em sua saúde ao descobrir um câncer no intestino e decidiu deixar a Globo, abrindo mão de um compromisso de dois anos. Em entrevista, ela esclareceu as motivações por trás dessa decisão, afirmando que o médico a havia informado sobre um câncer em estágio terminal. Ilva decidiu então que não queria ocupar o lugar de outros.

Após duas cirurgias em 2014, a atriz recebeu a informação que tanto esperava: estava curada. "Tive alta médica. Estou praticamente curada. Pronta para carregar pedra! Meus amigos ainda não sabem, então aviso: quero voltar a trabalhar”, disse ela.

Continua depois da publicidade

Ilva também ressaltou a importância do apoio dos amigos durante seu tratamento, o que contribuiu para sua recuperação. Sua volta à televisão ocorreu em Malhação: Pro Dia Nascer Feliz (2016) e, mais recentemente, participou de O Outro Lado do Paraíso (2017).

Hoje, com 85 anos, Ilva Niño é, além de atriz, professora, produtora e diretora. Em 2003, fundou a escola de teatro Niño de Artes Luiz Mendonça. Ela é viúva do diretor teatral Luiz Mendonça e mãe do ator e diretor Luiz Carlos Niño, que faleceu em junho de 2005.

Continua depois da publicidade
Compartilhe essa notícia