sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024
Home TV ‘Globo Repórter’ destaca nova era da literatura digital
Imagem: reprodução TV Globo

Literatura
‘Globo Repórter’ destaca nova era da literatura digital

por Leo Filho

O Globo Repórter desta sexta-feira (01/12) traz uma abordagem inovadora sobre o mundo literário, enfocando a crescente interação entre escritores e seus fãs, particularmente no contexto digital.

O programa analisa como essa relação tem evoluído, destacando a importância da leitura desde a infância, os desafios enfrentados por autores para publicar suas obras e oferecendo conselhos para aqueles aspirantes a escritores. A representatividade emerge como um tema recorrente, ganhando destaque nas principais feiras literárias do país.

Continua depois da publicidade
'Globo Repórter' destaca nova era da literatura digital

A nova realidade literária apresenta autores como ídolos juvenis, comparáveis a estrelas pop. Um exemplo é Elayne Baeta, escritora baiana de 26 anos, aclamada por jovens leitores na Bienal do Livro. Sua obra “O Amor Não É Óbvio”, um romance lésbico juvenil, já alcançou a marca de mais de 100 mil exemplares vendidos.

Elayne compartilha com a repórter Lilian Ribeiro a experiência de abordar temas sensíveis para o público conservador. “A gente vai com a cara e com a coragem, com muito amor no peito, porque a gente que é autor LGBTQI+ publica livro para representar pessoas. Então, quando isso se transforma numa multidão gritando o seu nome é uma coisa muito bonita”, ela expressa.

Continua depois da publicidade

O incentivo à leitura desde a infância também é um ponto focal. Adriel Bispo, um adolescente de 16 anos, iniciou sua jornada literária com o apoio de sua mãe. Aos 12 anos, começou a compartilhar sua paixão por livros nas redes sociais, atraindo mais de 430 mil seguidores.

Recentemente, Adriel publicou seu primeiro livro, “Voando entre sonhos”, no qual se enxerga como protagonista, espelhando a realidade de muitas crianças brasileiras. “Crianças pretas não se viam muito nem nas telas de televisão, nem páginas de livros ilustrados. Quis trazer essa representatividade para eles, porque eu também não me via”, ele relata.

Continua depois da publicidade

A repórter Lilian Ribeiro ressalta a relevância deste novo cenário no mercado editorial brasileiro. “Foi muito importante trazermos à tona esse momento especial do mercado editorial brasileiro. Sempre ouvimos que o brasileiro não lê, mas a verdade é que cada vez mais os brasileiros estão lendo e os números do mercado editorial mostram isso”, inicia Lilian.

E a repórter complementa: “Só que o programa vai além dos números. Vamos mostrar o comportamento dos leitores. Agora existe o leitor fã, que com as redes sociais e os eventos literários, tem a possibilidade de chegar mais perto desses ídolos da literatura. Se antes existia uma distância maior entre autor e leitor, ela está sendo cada vez mais estreitada”.

Continua depois da publicidade

O “Globo Repórter” vai ao ar às sextas-feiras logo após “Terra e Paixão”.

Veja também

Notícias da TV, dos Famosos, Celebridades, Streaming, Cinema e mais

mais lidas

O “Fofoque Aqui” utiliza cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua navegação no site, além de recomendar conteúdo e publicidade de seu interesse. Ao continuar navegando em nossas páginas, você declara ciência e concordância com a nossa política de privacidade.

© 2024 Fofoque Aqui

O "Fofoque Aqui" utiliza cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua navegação no site, além de recomendar conteúdo e publicidade de seu interesse. Ao continuar navegando em nossas páginas, você declara ciência e concordância com a nossa política de privacidade. Aceitar

Adblock Detectado

O "Fofoque Aqui" é gratuito, mas depende da publicidade divulgada em nossas páginas para continuar online. Por favor, ajude-nos desativando a extensão AdBlocker de seu navegador.