sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024
Home Famosos Lolita Rodrigues, pioneira da TV brasileira, morre aos 94 anos
Lolita Rodrigues. Imagem: divulgação

Falecimento
Lolita Rodrigues, pioneira da TV brasileira, morre aos 94 anos

por Leo Filho

Lolita Rodrigues, uma das pioneiras da televisão brasileira, nos deixou na madrugada deste domingo (05/11), aos 94 anos. Ela faleceu em João Pessoa, na Paraíba, devido a complicações causadas por uma pneumonia. Sua filha, a médica Silvia Rodrigues, informou que o corpo da artista será cremado ainda neste domingo.

Lolita Gonçalves Rodrigues Leite, nascida em Santos, litoral de São Paulo, em 10 de março de 1929, teve uma carreira que se entrelaçou com a história da televisão no Brasil. Em 1950, ela interpretou o hino da TV brasileira no programa de estreia da TV Tupi.

Continua depois da publicidade

Seu último trabalho na televisão foi como Noêmia, avó de Luciana, interpretada por Alinne Moraes, na novela “Viver a Vida” (2009).

Lolita iniciou sua carreira nas radionovelas da Rádio Record aos dez anos, em São Paulo, e continuou como cantora de rádio, passando por emissoras como Bandeirantes, Cultura e Tupi, onde ganhou dois Troféus Roquette Pinto como melhor cantora. Na inauguração da TV Tupi, ela substituiu Hebe Camargo e entoou o hino criado para a ocasião.

Continua depois da publicidade

Além de sua carreira na TV, Lolita também apresentou programas como “Música e Fantasia” (1950-1954), “Clube dos Artistas” (1955-1960), “Almoço com as Estrelas” (1956-1983), “Você Faz o Show” (1960) e “Chá das Bonecas” (1960) na TV Tupi.

Como atriz, seu primeiro papel de destaque foi em “Corcunda de Notre Dame” (1957), no qual interpretou a cigana Esmeralda. Na Excelsior, fez parte da primeira telenovela diária, “2-5499 Ocupado” (1963). Sua amizade com Nair Bello foi celebrada em várias novelas, incluindo “A Viagem” (1994), “Uga Uga” (2000), “Kubanacan” (2003) e “Zorra Total” (1999-2015).

Continua depois da publicidade

Após encerrar sua participação em “Viver a Vida,” em 2010, Lolita Rodrigues decidiu se aposentar e se mudou para João Pessoa em julho de 2015, onde passou a viver com sua filha. Sua última aparição pública foi em dezembro de 2017, quando prestigiou uma apresentação do espetáculo “Hebe – O Musical,” em São Paulo.

Veja também

Notícias da TV, dos Famosos, Celebridades, Streaming, Cinema e mais

mais lidas

O “Fofoque Aqui” utiliza cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua navegação no site, além de recomendar conteúdo e publicidade de seu interesse. Ao continuar navegando em nossas páginas, você declara ciência e concordância com a nossa política de privacidade.

© 2024 Fofoque Aqui

O "Fofoque Aqui" utiliza cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua navegação no site, além de recomendar conteúdo e publicidade de seu interesse. Ao continuar navegando em nossas páginas, você declara ciência e concordância com a nossa política de privacidade. Aceitar

Adblock Detectado

O "Fofoque Aqui" é gratuito, mas depende da publicidade divulgada em nossas páginas para continuar online. Por favor, ajude-nos desativando a extensão AdBlocker de seu navegador.