quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Saúde em risco
‘Profissão Repórter’ aborda perigos do vape em jovens

Nesta terça-feira (19/12) o “Profissão Repórter” exibirá uma edição especial focada nos perigos associados ao uso de cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapes ou pods, principalmente entre o público jovem.

A Anvisa, que proíbe a venda desses dispositivos no Brasil desde 2009, iniciou recentemente uma consulta pública para debater a possibilidade de liberar o uso desses produtos no país.

Continua depois da publicidade

O consumo de cigarros eletrônicos vem crescendo vertiginosamente, principalmente entre os jovens de 18 a 24 anos. Uma pesquisa da Universidade Federal de Pelotas revelou que quase um quinto dessa faixa etária já experimentou o vape.

Mesmo sendo ilegais no Brasil, os cigarros eletrônicos são comercializados abertamente, especialmente nas proximidades de festas e baladas.

Continua depois da publicidade

O repórter Caco Barcellos visitou a família de Crisleide Tavares, em Pernambuco, que lamentavelmente perdeu a vida aos 34 anos devido a uma grave lesão pulmonar causada pelo uso do cigarro eletrônico.

Por sua vez, a cardiologista Jaqueline Scholz, do Instituto do Coração (InCor), alertou sobre os severos riscos à saúde relacionados ao acúmulo de nicotina e outras substâncias presentes nos vapes, que podem levar a infartos, AVCs e doenças pulmonares.

Continua depois da publicidade

Paralelamente, a repórter Danielle Zampollo investigou o alto consumo de cigarros eletrônicos na vida noturna de São Paulo. Ela visitou uma residência em Mogi das Cruzes, habitada por 12 influenciadores digitais, a maioria usuários de vapes com nicotina. Kevin Dener, um dos moradores, admitiu ter começado a fumar pelo gosto e agora enfrenta dificuldades para parar. Sua mãe, Adriana da Silva Rodrigues, expressou preocupação com a facilidade de acesso a esses dispositivos, apesar da proibição.

A reportagem também destaca a Rua 25 de Março, em São Paulo, como um dos principais pontos de venda de cigarros eletrônicos no Brasil. Uma vendedora não identificada do local comentou sobre a grande quantidade de vapes comprados para revenda em outras regiões. Vale lembrar que a comercialização desses produtos pode resultar em multas significativas e até mesmo prisão por contrabando.

Continua depois da publicidade

O ‘Profissão Repórter’ será transmitido logo após o programa ‘The Voice Brasil’, trazendo luz aos riscos do uso de cigarros eletrônicos entre os jovens brasileiros.

últimas notícias

Notícias da TV, dos Famosos, Celebridades, Streaming, Cinema e mais

mais lidas

O “Fofoque Aqui” utiliza cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua navegação no site, além de recomendar conteúdo e publicidade de seu interesse. Ao continuar navegando em nossas páginas, você declara ciência e concordância com a nossa política de privacidade.

redes sociais

© 2024 Fofoque Aqui

O "Fofoque Aqui" utiliza cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua navegação no site, além de recomendar conteúdo e publicidade de seu interesse. Ao continuar navegando em nossas páginas, você declara ciência e concordância com a nossa política de privacidade. Aceitar

Adblock Detectado

O "Fofoque Aqui" é gratuito, mas depende da publicidade divulgada em nossas páginas para continuar online. Por favor, ajude-nos desativando a extensão AdBlocker de seu navegador.