sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024
Home TV Record TV proíbe jornalistas de usar calça jeans e impõe outras restrições às mulheres que trabalham no canal
Mariana Godoy no "Fala Brasil". Imagem: Record TV

Regras abusivas?
Record TV proíbe jornalistas de usar calça jeans e impõe outras restrições às mulheres que trabalham no canal

por Iana Aguiar

A Record TV atualizou o seu Manual de Estilo destinado aos jornalistas, impondo uma série de determinações rigorosas acerca do vestuário permitido durante o expediente, especialmente para as mulheres, tanto em reportagens quanto nos estúdios.

De acordo com informações pelo colunista Gabriel Perlini, as novas regras proíbem o uso de calça jeans, cabelos cacheados e até mesmo batom vermelho para as jornalistas que aparecem em vídeo.

Continua depois da publicidade

Alguns repórteres expressaram seu descontentamento e denunciaram à imprensa a extensão das restrições impostas. Entre as normas que mais causaram estranhamento e debate entre os profissionais da comunicação está a que proíbe o uso de calça jeans.

Record TV proíbe jornalistas de usar calça jeans e impõe outras restrições às mulheres que trabalham no canal
Marcela Munhoz no “Balanço Geral Manhã”. Imagem: Record TV

As jornalistas devem optar por calças sociais em tons escuros e neutros. Para adicionar um toque ao visual, cintos de couro preto ou marrom com fivelas discretas são permitidos. Outros modelos ou cores divergentes estão excluídos das opções.

Continua depois da publicidade

Em relação à parte superior do corpo, a lista é ainda mais específica: é vetado o uso de blusas, camisas ou vestidos com rendas, estampas, babados ou tecidos com aplicações. As peças devem ser lisas, de cores neutras e discretas.

Decotes em V são aceitáveis em dias quentes, contanto que não sejam muito profundos, e golas arredondadas também estão liberadas. Entretanto, cortes mais elaborados e sobreposições estão fora de questão.

Continua depois da publicidade

Maquiagem e cabelo

Record TV proíbe jornalistas de usar calça jeans e impõe outras restrições às mulheres que trabalham no canal
Imagem: Record TV

Quanto ao uso de acessórios, algumas peças são permitidas, como brincos ponto de luz, alianças de casamento ou compromisso, anéis discretos e relógios. No entanto, colares e correntes são categoricamente proibidos.

Em relação ao rosto e cabelo, a emissora exige que as jornalistas mantenham uma aparência o mais natural possível quando estiverem na tela. Portanto, penteados cacheados ou ondulados estão proibidos, a menos que sejam naturais. Se uma mulher tem cabelos lisos, ela não pode aparecer de repente com cachos, nem usar recursos que aumentem o volume ou criem um efeito de camadas.

Continua depois da publicidade

A maquiagem também deve ser sutil, evitando exageros e buscando apenas correções pontuais. As unhas das jornalistas devem ser mantidas curtas ou em tamanho médio, com esmaltes discretos em tons neutros. Cores chamativas como rosa choque ou verde limão são expressamente proibidas.

Veja também

Notícias da TV, dos Famosos, Celebridades, Streaming, Cinema e mais

mais lidas

O “Fofoque Aqui” utiliza cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua navegação no site, além de recomendar conteúdo e publicidade de seu interesse. Ao continuar navegando em nossas páginas, você declara ciência e concordância com a nossa política de privacidade.

© 2024 Fofoque Aqui

O "Fofoque Aqui" utiliza cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua navegação no site, além de recomendar conteúdo e publicidade de seu interesse. Ao continuar navegando em nossas páginas, você declara ciência e concordância com a nossa política de privacidade. Aceitar

Adblock Detectado

O "Fofoque Aqui" é gratuito, mas depende da publicidade divulgada em nossas páginas para continuar online. Por favor, ajude-nos desativando a extensão AdBlocker de seu navegador.